PLANEJAMENTO 2012
Temas dos Trimestres:
1° – Diretrizes do Banco Mundial para a educação nos
países subdesenvolvidos;
2° – Diretrizes Nacionais para Graduação nos Cursos de
Psicologia e O perfil do psicólogo recém-formado no Brasil e dos cursos de
graduação em psicologia;
3° – O novo Plano Nacional de Educação e o ensino
superior no Brasil
Metodologia de trabalho e
Funcionamento
O funcionamento se dará na forma de ciclos, de
duração de 10-13 dias. Média de quatro ou cinco por trimestre.
1 – O
texto a ser discutido no ciclo deverá ser disponibilizado no blog do grupo;
2 – O
texto será discutido no blog pelo formato de fórum, ou seja, através de
comentários neste de forma a todos terem acesso a discussão em questão;
3 –
Haverá um encontro virtual por MSN, onde ultimas questões do texto poderão ser
discutidas. O encontro também terá como objetivo acertar os pontos 4 e 5;
4 –
Haverá a elaboração de textos reflexivos a partir das discussões, puxando para
a realidade do Norte-Nordeste;
5 –
Por fim, os membros deverão procurar formas de disseminar as discussões, seja
por meio de textos, debates, o inicio de novas discussões, comunicações orais,
atividades a serem desenvolvidas com os centros acadêmicos, coletivos
estudantis, coordenações de curso.
Atividades planejadas
segundo organização temática trimestral:
PRIMEIRO TRIMESTRE
Tema do Trimestre
Discutir as diretrizes do
Banco Mundial para países subdesenvolvidos e relacionar com a educação
brasileira.
Janeiro
|
- Apresentação do GT na
presencial de avaliação do VII EREP;
- Criação do Blog e
publicização da carta orgânica e planejamento semestral;
- Convite de novos membros
(até o dia 30);
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Fevereiro
|
- Debate em ciclos.
|
Março
|
- Debate em ciclos;
- Elaboração, por parte
dos membros, de algum material sobre as relações das diretrizes do Banco
Mundial e a realidade de suas IES’s.
|
Textos elencados:
O PROCESSO DE BOLONHA, A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A UNIVERSIDADE NOVA. Licínio c. Lima (ET AL).
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v13n1/a02v13n1.pdf
O BANCO MUNDIAL
E A POLÍTICA DA EDUCAÇÃO. Marcio Luiz Miotto (ET AL). Disponível em: http://www.cefetsp.br/edu/eso/globalizacao/bancomundialeduc2.html
O
Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo:
evidências do caso brasileiro. Marília
FONSECA. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-25551998000100004&script=sci_arttext
UMA ANÁLISE SOBRE AS ORIENTAÇÕES POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL
PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Rebeca Szczawlinska Muceniecks (ET AL). Disponível em: http://www.estudosdotrabalho.org/anais6seminariodotrabalho/rebecamuceniecks.pdf
SEGUNDO TRIMESTRE
Tema do Trimestre
Alicerçado das diretrizes do
Banco Mundial, discutir o novo Plano Nacional de Educação fazendo paralelos com
a expansão do Ensino Superior no Brasil
Abril
|
- Debates em ciclos;
- Apresentação das
sínteses das discussões sobre as diretrizes do banco mundial e a expansão do
ensino superior no Brasil na primeira presencial de planejamento do VIII
EREP;
|
Maio
|
- Debates em ciclos
|
Junho
|
- Debates em ciclos
|
Textos elencados:
Novo Plano Nacional de educação (PNE)
INEP, Ministério da Educação. Resumo
técnico: Censo da Educação Superior de 2009. Brasilia, Inep: 2009.
CORBUCCI, Paulo Roberto. Financiamento
e democratização do acesso à educação superior no Brasil: da deserção do Estado
ao projeto de reforma. Educ. Soc.,
Campinas, v. 25, n. 88, Oct.
2004
ALBUQUERQUE, V.S e GIFFIN, K.M. Globalização
capitalista e formação profissional em saúde: Uma agenda necessária ao ensino
superior. Teresópolis (RJ): Trab.
Educ. Saúde, v. 6 n. 3, p. 519-537, 2008.
TERCEIRO TRIMESTRE
Tema do Trimestre
Discutir sobre as diretrizes
do MEC e a formação em Psicologia no Brasil. Ela está a serviço de quem e será
que atende as nossas demandas sociais?
Julho
|
- Encontro presencial para
avaliação e planejamento do semestre;
- Apresentação das
sínteses das discussões sobre as diretrizes do banco mundial e no PNE, por
meio de GT’s, GDV’s e Comunicações Orais no XXV ENEP;
|
Agosto
|
- Debates em ciclos
|
Setembro
|
- Debates em ciclos;
- Apresentação das
discussões sobre o novo Plano Nacional de Educação e a expansão do Ensino
Superior na segunda presencial de organização do VIII EREP;
|
Textos elencados:
Diretrizes
do MEC para os cursos de Psicologia
O trabalho do
psicólogo brasileiro/ Antônio Virgíliao Bittencourt Bastos e Sônia Maria Guedes
Godim (Organizadores). – Porto Alegre: Artmed/ Capítulos 3 (A formação básica,
pós-graduada e complementar do psicólogo brasileiro) e 18 (Competências
profissionais e estratégias de qualificação e requalificação)
Carta de Serra Negra. Disponível em: http://www.abepsi.org.br/portal/wp-content/uploads/2011/07/1992-cartadeserranegra.pdf
QUARTO TRIMESTRE
Tema do trimestre
Fechamento das discussões do ano, relações entre as
diretrizes do banco mundial, as diretrizes curriculares para os cursos de
graduação em psicologia e o novo plano nacional de educação. Como criar
resistências?
Outubro
|
- Debates em ciclos;
- Apresentação das
sínteses das discussões sobre as diretrizes do banco mundial, diretrizes
nacionais para os cursos de graduação em psicologia e novo plano nacional de
educação por meio de GDV’s e Comunicações Orais no VIII EREP;
|
Novembro
|
- Debates em ciclos
|
Dezembro
|
- Debates em ciclos;
- Apresentação das
sínteses das discussões do trimestre na presencial de avaliação do VIII EREP;
- Congresso e Planejamento
Presencial, atrelado a presencial de avaliação do VIII EREP;
- Elaborar um artigo a ser
publicado com as discussões do grupo.
|
Textos elencados:
Formação em Psicologia no
Brasil: um perfil dos cursos de graduação. Lisboa e Barbosa (2009) :
Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-98932009000400006&script=sci_arttext
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