Planejamento 2012


PLANEJAMENTO 2012




Temas dos Trimestres:
1° – Diretrizes do Banco Mundial para a educação nos países subdesenvolvidos;
2° – Diretrizes Nacionais para Graduação nos Cursos de Psicologia e O perfil do psicólogo recém-formado no Brasil e dos cursos de graduação em psicologia;
3° – O novo Plano Nacional de Educação e o ensino superior no Brasil


Metodologia de trabalho e Funcionamento

 O funcionamento se dará na forma de ciclos, de duração de 10-13 dias. Média de quatro ou cinco por trimestre.
1 – O texto a ser discutido no ciclo deverá ser disponibilizado no blog do grupo;
2 – O texto será discutido no blog pelo formato de fórum, ou seja, através de comentários neste de forma a todos terem acesso a discussão em questão;
3 – Haverá um encontro virtual por MSN, onde ultimas questões do texto poderão ser discutidas. O encontro também terá como objetivo acertar os pontos 4 e 5;
4 – Haverá a elaboração de textos reflexivos a partir das discussões, puxando para a realidade do Norte-Nordeste;
5 – Por fim, os membros deverão procurar formas de disseminar as discussões, seja por meio de textos, debates, o inicio de novas discussões, comunicações orais, atividades a serem desenvolvidas com os centros acadêmicos, coletivos estudantis, coordenações de curso.




Atividades planejadas segundo organização temática trimestral:

PRIMEIRO TRIMESTRE

Tema do Trimestre

Discutir as diretrizes do Banco Mundial para países subdesenvolvidos e relacionar com a educação brasileira.


Janeiro
- Apresentação do GT na presencial de avaliação do VII EREP;
- Criação do Blog e publicização da carta orgânica e planejamento semestral;
- Convite de novos membros (até o dia 30);
Fevereiro
- Debate em ciclos.

Março
- Debate em ciclos;
- Elaboração, por parte dos membros, de algum material sobre as relações das diretrizes do Banco Mundial e a realidade de suas IES’s.

Textos elencados:
O PROCESSO DE BOLONHA, A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A UNIVERSIDADE NOVA. Licínio c. Lima (ET AL). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v13n1/a02v13n1.pdf
O BANCO MUNDIAL E A POLÍTICA DA EDUCAÇÃO. Marcio Luiz Miotto (ET AL). Disponível em: http://www.cefetsp.br/edu/eso/globalizacao/bancomundialeduc2.html
O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo: evidências do caso brasileiro. Marília FONSECA. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-25551998000100004&script=sci_arttext

UMA ANÁLISE SOBRE AS ORIENTAÇÕES POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Rebeca Szczawlinska Muceniecks (ET AL). Disponível em: http://www.estudosdotrabalho.org/anais6seminariodotrabalho/rebecamuceniecks.pdf


SEGUNDO TRIMESTRE

Tema do Trimestre
Alicerçado das diretrizes do Banco Mundial, discutir o novo Plano Nacional de Educação fazendo paralelos com a expansão do Ensino Superior no Brasil

Abril
- Debates em ciclos;
- Apresentação das sínteses das discussões sobre as diretrizes do banco mundial e a expansão do ensino superior no Brasil na primeira presencial de planejamento do VIII EREP;
Maio
- Debates em ciclos
Junho
- Debates em ciclos

Textos elencados:

Novo Plano Nacional de educação (PNE)

INEP, Ministério da Educação. Resumo técnico: Censo da Educação Superior de 2009. Brasilia, Inep: 2009.

CORBUCCI, Paulo Roberto. Financiamento e democratização do acesso à educação superior no Brasil: da deserção do Estado ao projeto de reforma. Educ. Soc.,  Campinas,  v. 25,  n. 88, Oct.  2004


ALBUQUERQUE, V.S e GIFFIN, K.M. Globalização capitalista e formação profissional em saúde: Uma agenda necessária ao ensino superior. Teresópolis (RJ): Trab. Educ. Saúde, v. 6 n. 3, p. 519-537, 2008.



TERCEIRO TRIMESTRE

Tema do Trimestre
Discutir sobre as diretrizes do MEC e a formação em Psicologia no Brasil. Ela está a serviço de quem e será que atende as nossas demandas sociais?

Julho
- Encontro presencial para avaliação e planejamento do semestre;
- Apresentação das sínteses das discussões sobre as diretrizes do banco mundial e no PNE, por meio de GT’s, GDV’s e Comunicações Orais no XXV ENEP;
Agosto
- Debates em ciclos
Setembro
- Debates em ciclos;
- Apresentação das discussões sobre o novo Plano Nacional de Educação e a expansão do Ensino Superior na segunda presencial de organização do VIII EREP;

Textos elencados:

Diretrizes do MEC para os cursos de Psicologia




O trabalho do psicólogo brasileiro/ Antônio Virgíliao Bittencourt Bastos e Sônia Maria Guedes Godim (Organizadores). – Porto Alegre: Artmed/ Capítulos 3 (A formação básica, pós-graduada e complementar do psicólogo brasileiro) e 18 (Competências profissionais e estratégias de qualificação e requalificação)

Carta de Serra Negra. Disponível em: http://www.abepsi.org.br/portal/wp-content/uploads/2011/07/1992-cartadeserranegra.pdf


QUARTO TRIMESTRE

Tema do trimestre
Fechamento das discussões do ano, relações entre as diretrizes do banco mundial, as diretrizes curriculares para os cursos de graduação em psicologia e o novo plano nacional de educação. Como criar resistências?


Outubro
- Debates em ciclos;
- Apresentação das sínteses das discussões sobre as diretrizes do banco mundial, diretrizes nacionais para os cursos de graduação em psicologia e novo plano nacional de educação por meio de GDV’s e Comunicações Orais no VIII EREP;
Novembro
- Debates em ciclos
Dezembro
- Debates em ciclos;
- Apresentação das sínteses das discussões do trimestre na presencial de avaliação do VIII EREP;
- Congresso e Planejamento Presencial, atrelado a presencial de avaliação do VIII EREP;
- Elaborar um artigo a ser publicado com as discussões do grupo.


Textos elencados:


Formação em Psicologia no Brasil: um perfil dos cursos de graduação. Lisboa e Barbosa (2009) : Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-98932009000400006&script=sci_arttext

O trabalho do psicólogo brasileiro/ Antônio Virgíliao Bittencourt Bastos e Sônia Maria Guedes Godim (Organizadores). – Porto Alegre: Artmed/ Capítulo 5 ( Inserção no mercado de trabalho: Os psicólogos recém- formados),Capítulo 19 (Imagem da profissão e perspectivas mudanças futuras) e Capítulo 20 (As mudanças no exercício profissional da Psicologia no Brasil: O que alterou nas últimas décadas e o que vislumbraremos a partir de agora?)

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